quarta-feira, 28 de junho de 2023

MEUS 89 ANOS

 

MEUS 89 ANOS

O caminho me levou aos 89,

Passo a passo, amando a vida

E todas as vidas, com liberdade,

Respeitando com precaução

A velocidade da via.

 

Aos 89 anos, compreendo que a vida é o alvo. Vida vegetal, vida animal, vida sapiente. A vida surge da água e toma a forma de um ser capaz de se reproduzir. Cuidar das águas é, portanto, garantir a sobrevivência de todos os seres segundo suas espécies. O essencial, então, é estar vivo. O importante é manter a vida. O caminho da vida, como um rio, é feito passo a passo, gota a gota. “Golpe a golpe, verso a verso”, disse o poeta. O caminho se abre fácil ou difícil ao avançar. É o que percebo convivendo, por 49 anos, com as vidas do singelo Sítio das Neves, hoje regenerado, no coração do Cerrado, no Planalto Central do Brasil. Interajo, como hóspede na biocomunidade, com todos os seres vivos de todas as espécies. Sinto em mim a vida deles. Estou rodeado de vidas e cada vida tem seu caminho. Gostar da própria vida é colher felicidade. No meio do caminho há pedras e flores. Mais flores que pedras. Flores sobre pedras.

Dediquei largos anos a compreender e a aceitar os limites da enigmática contradição do agir irrefreável do homo sapiens que, para viver, destrói vidas. Entristeço-me com o comportamento humano. Em 300 mil anos, o sapiens ainda não compreendeu nem aceitou os limites dessa contradição. Minha intuição é que o fascínio da tecnologia e os arroubos da inteligência artificial sem limites provocarão amargos tempos à espécie sapiente. Viver é preciso! Viver!  

Registro meu testemunho. Amo as árvores porque as vejo nascer, sorrir, cantar, dançar ao sol e ao vento, abrigar ninhos de pássaros, dar sombra ao tamanduá solitário e repousar à noite admirando estrelas. Amo as árvores porque elas protegem as águas que garantem a vida. Se alguém lembrar de mim, quando minhas cinzas estiverem ao pé da Guapeva, à beira do Córrego da Mata Azul, no Sítio das Neves, diga apenas: ele amou as árvores!

                          PARA VOVÔ

Senhor Tempo grandioso

Como ele é valoroso.

Misteriosa arte fina

Simplesmente engenhoso.

 

Tem minuto infinito

Tem milênios num piscar

É como o mar em uma gota

Sendo uma gota do mar.

 

Laura Giovenardi Goretti (Senhor Tempo)

Nenhum comentário: