domingo, 21 de maio de 2023

VISITA DE PROFESSORES AO SÍTIO DAS NEVES

 VISITA DE PROFESSORES AO SÍTIO DAS NEVES (70 ha)

A visita de dois professores ao Sítio das Neves, no fim de semana (20.5.2023), deu maior claridade à minha aprendizagem sobre os mistérios da natureza. O prof. Frederico Freitas é especializado em História Ambiental e Sociedade e ligado ã Universidade de Carolina do Norte, EU. A história ecológica da natureza se relaciona com os comportamentos da espécie humana, adjetivada de sociedade. Esta sociedade humana é um contrato não escrito administrado segundo normas de sobrevivência e reprodução. Para cumprir essas normas, os seres vivos humanos e não humanos usam os meios que a natureza oferece em seus biomas e ecossistemas. Ao longo dessa história há encontros e desencontros. A natureza silenciosamente a registra os fatos dos fenômenos físicos e atos da espécie humana. Os benfeitos e os malfeitos dos seres humanos são registrados pela natureza, acolhidos ou rejeitados.

O prof. Vagner Augusto, da UnB, Brasília, estuda a formação física dos solos, das rochas, dos minerais e as águas que brotam do chão. Quando se olha para a formação geográfica dos biomas, as paisagens que mais são admiradas mostram a relação entre árvores e água. As rochas profundas que recebem as águas das chuvas são invisíveis aos olhos comuns dos humanos. As gigantescas montanhas rochosas, com formações esculturais impressionantes, desenham a arquitetura geográfica em escala monumental.

Ao admirar este retalho de cerrado que me retém fascinado por 50 anos, e ao acompanhar os comentários do professor visitante, apreendi que há uma ligação umbilical entre as árvores, as águas e o solo. Ao preservar uma área apta a variados usos por seus habitantes, não basta salvar árvores que alimentam nascentes. Há que se proteger o solo. O desmatamento e o desnudamento ofendem de maneira contundente o solo. Uma área se degrada quando as chuvas correm sobre a terra nua e a levam aos rios e ao mar que, depois, a devolve sob a forma de dunas quase sempre inférteis. A erosão do solo e o assoreamento de rios são graves ofensas que a espécie humana comete contra a preservação da natureza.

Que quantidade de solo do Cerrado foi levada pelos córregos e rios aos oceanos? O volume de solo do Sítio das Neves arrastado aos córregos e rios, antes da construção de pequenas barragens, na década de 1980, para contenção das águas da chuva, pode ter chegado a 19.200 m3. O empobrecimento contínuo do solo privou a vegetação ─ gramíneas e árvores ─ de minerais e massa orgânica, resultando no rebaixamento das águas e na morte de nascentes.   

 

Nenhum comentário: