sexta-feira, 9 de outubro de 2020

CARTAS DE PRISÃO - BOM SENSO

BOM SENSO

CELA 101
Amigos,
Numa época tumultuada pela desorientação em quase todos os níveis das relações políticas, sociais e econômicas, ampliada pela insistente pandemia, tenho ouvido uma recomendação insistente: é preciso um pouco mais de bom senso.
Recolhi alguns pensamentos que ocuparam a mente de filósofos e escritores. O bom senso parece ter sido atropelado ao longo da história humana.
O bom senso é elemento central da conduta ética. Uma capacidade virtuosa de achar o meio termo e distinguir a ação correta, o que é, em termos mais simples, nada mais que bom senso. Aristóteles (384-322)
Se for algo que pode evitar, evite. Se você não tem porque ir pra Lombardia, por que ir pra Lombardia? Luis Mandetta (Min. da Saúde, 2020)
O bom senso é a aptidão a bem julgar, a arte de deslindar os fios embaraçosos, mantendo uma fiel submissão à realidade. Neste sentido, ele será sempre inimigo tanto da casuística como do rigorismo. António Rocha Martins (Univ. Lisboa)
Nos tempos que correm a maior parte das pessoas morrem de uma espécie de bom senso servil e descobrem demasiado tarde que não existem mais do que irremediáveis erros. Oscar Wilde (1854-1900)
Muitas vezes, há mais bom senso numa única pessoa do que numa multidão. Fedro (30 a.C)
O homem poderoso que junta a eloquência à audácia torna-se num cidadão perigoso quando lhe falta bom senso. Eurípedes (480-406)
É preciso termos muito bom senso para sentirmos que não temos nenhum., Pierre de Marivaux (1688-1763)
9.10.2020

Nenhum comentário: