quinta-feira, 5 de setembro de 2019

PINGOS NOS IIS



PINGOS NOS IIS

Nossos antepassados pisaram terras da atual América do Norte há 30.000 anos. Na Amazônia, que se estende sobre Colômbia, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia e Brasil há sinais migratórios de 20.000 anos. Eles nos deixaram como herança a Amazônia.
Para invadir essas terras, limpas e sadias, há apenas 500 anos, portugueses e espanhóis, munidos de alguns trabucos, traziam nas bagagens outro conjunto de armas letais, como a varíola, o vírus da gripe e a gonorreia. Registros históricos recentemente divulgados por JB Fressoz et C Bonneuil - The Anthropocene and the Global Invironmental  CrisisRethinking modernity in a new epoch (Press Book. Seuil, Paris, 2017), relatam que, em algumas dezenas de anos, foram mortos, pelos exploradores, ao redor de 50 milhões de ameríndios, com sua cultura.
Para compreender as atrocidades que portugueses e espanhóis católicos praticaram para “limpar a área de seus habitantes” sugiro que se leiam as denúncias de Fray Bartolomé de las Casas (1474-1566): Brevísima relación de la destrucción de las Índias Occidentales - 1552.
Avancemos no tempo. A colonização da Amazônia, na década de 1970, com as vilas agrícolas da Reforma Agrária, levou ao fracasso milhares de famílias. Em lugar desses habitantes da transamazônica, madeireiros, mineradores, bovinocultores, sojicultores, arrozeiros, em geral conduzidos por testas de ferro, inauguraram a nova fase de exploração da Amazônia denominada “agronegócio de exportação”. Seus verdadeiros donos, nacionais e internacionais, vivem em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Miami, Suíça, Ilhas Cayman.
Essa nova fase de exploração agrícola capitalista inaugurou também o ciclo anual de queimadas que data de 50 a 70 anos. Não é verdade, portanto, que sempre houve queimadas na Amazônia, com exceção de eventos esporádicos que possam ter ocorrido há milhares ou milhões de anos. A fonte de ignição, como raios, só é possível durante a época chuvosa. Nesse caso, o bombeiro é a própria chuva. Outras fontes de fogo são produzidas pelo explorador (fonte antrópica), como fósforos, isqueiros ou cigarros. O material combustível é abundante e pode ter um grande aliado nas condições climáticas do período de estiagem.
A sorte da Amazônia está lançada: aculturação ou morte de povos nativos, desmatamento, fogo, exploração sistemática de todas as riquezas naturais, poluição das águas, cujos efeitos agravarão o aquecimento global.
O crescimento econômico concentrador de capital e garantidor da desigualdade social é um tema que desafia a espécie humana e o futuro do HOMO SAPIENS.
Felizmente, as novas gerações estão dando gritos de alerta em todos os países do planeta.   
 5.9.2019

Nenhum comentário: