terça-feira, 27 de agosto de 2019

AMOZÔNIA

AMAZÔNIA

A Amazônia está sendo abatida e desentranhada, no Brasil, por brasileiros, no Peru, por peruanos, no Equador, por equatorianos, na Colômbia, por colombianos e na Bolívia, por bolivianos. As empresas estrangeiras copartícipes da insensatez econômica estão, nessas áreas, com a anuência de seus governos.
O desmatamento, o fogo e a mineração são o começo da degeneração orgânica do bioma, pela perda quase definitiva da biodiversidade,, garantia da vida na floresta. Milhares de vidas são mortas pelo desmatamento e pelo fogo ou expulsas de seu habitat e de sua alimentação.
O ponto essencial dessa expulsão e dessa destruição gradativa do bioma é o tempo necessário à regeneração da biodiversidade estimado em centenas de anos mesmo com reflorestamento.
É lamentável e indignante que o chefe do governo brasileiro e seus principais colaboradores insistam em ignorar os efeitos de decisões antiecológicas e antinaturais que se contrapõem às leis físicas e à racionalidade no uso dos bens da natureza.
A África, a Ásia, a Europa, nos últimos 20 mil anos, trilharam esse caminho de terra arrasada com produção de alimentos, mineração e crescimento da população. Por que temos nós que repetir essa experiência que leva ao precipício?
Insisto: o tempo de regeneração da biodiversidade vegetal e animal é o ponto crucial do desmatamento e do fogo. Levará centenas de anos para se recompor – parcialmente, porque milhares de espécies foram extintas.
As novas gerações do Homo sapiens, se forem ouvidas, certamente encontrarão soluções que nós não soubemos lhes oferecer.
27.8.2019

 Resultado de imagem para Amazonia

Nenhum comentário: