quarta-feira, 10 de abril de 2019

INUNDAÇÕES 2019


INUNDAÇÕES 2019

FOTO:  SÍTIO DAS NEVES (DF) PODE SER UM EXEMPLO DE PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA CERRADO.(Eugênio Giovenardi - Córrego da Mata Azul)

As inundações que afetaram a população do Rio de Janeiro, São Paulo, Teresina, e outras centenas de cidades, têm sábias e científicas explicações e poucas soluções.
Não há notícias de que, nas RESERVAS INDÍGENAS e em áreas de proteção vegetal, as águas da chuva tenham agredido a biodiversidade do ambiente preservado.
O volume de águas que cai sobre as grandes e desorganizadas cidades do Brasil de hoje é o mesmo, gota mais gota menos, desde 1500. A diferença é que as florestas detinham grande parte dos milhões de metros cúbicos que as nuvens despejavam sobre elas. A marca visível da pegada ecológica tem 500 anos.
PRIMEIRO, o aumento das populações urbanas; SEGUNDO, a devastação ocasionada pela ocupação do espaço contra todas as regras e normas mais elementares de proteção dos ecossistemas; TERCEIRO, imensas áreas desmatadas, ao longo e largo do pais, para produção de alimentos vegetais e animais são as causas mais evidentes da alteração do rumo das águas em direção ao mar.
As perspectivas de solução para os próximos anos poderão ser positivas, se esses três pilares forem simultaneamente administrados em nome da preservação da vida, isto é, da biodiversidade da qual a população humana faz parte.

10.4.2019

Nenhum comentário: