quarta-feira, 13 de março de 2019

AOS JOVENS DA CANDANGOLÂNDIA


Audio enviado por celular aos
jovens estudantes da Candagolândia (Brasília/DF)

CAROS JOVENS

Vocês compõem o grupo privilegiado da população. É a idade da aventura, dos sonhos e da esperança.
Convido vocês a lançar um novo olhar sobre a natureza e a realidade urbana. Compreender a natureza e seguir os princípios de sua organização com o auxílio da ecossociologia, vocês podem participar melhor da convivência urbana.
Vocês encontraram muita coisa feita, bem-feita, malfeita.
Que realidade é essa que está na frente de vocês.
Vocês podem dar um novo significado  a essa realidade.
Nosso cérebro recebe as informações da realidade que está na cara da gente.  Essas informações chegam pelos olhos, pelos ouvidos, pelo nariz – o olfato -, pelo paladar e pelo tato, quando tocamos alguma coisa.
Um novo olhar sobre a realidade tem dois pilares: a informação objetiva: o que se vê, o que se ouve, o que se sente, etc. A função do cérebro é associar essas informações, aceitá-las ou rejeitá-las. Aí, entra a informação subjetiva, ideológica: alguém disse que isso é bonito, aquilo é bom, aquilo é perigoso  e a gente entra no jogo aprovando ou desaprovando. É o pacote cultural transmitido pela palavra falada ou escrita.
O que sugiro a vocês é dar ao cérebro informações objetivas.
Qual é a realidade que eu vejo, que vocês veem?
Muito do que é real, hoje, pode-se fotografar ou gravar.
O que é real? A escola, a sala de aula, a rua, o parque, o buraco da rua, as ruas entupidas de carros, o abraço do amigo, a enxurrada, o lixo, a falta de árvores. Isso tudo é a coisa real.
Vocês podem olhar tudo isso de maneira diferente. Vocês podem fotografar o real, filmar, analisar o real, discutir sobre essa realidade, dar novo significado a ela, propor novas soluções para uma sociedade diferente que toca a vocês. Essa realidade é o futuro de vocês. Vocês são o futuro dessa realidade.
Esse novo olhar sobre a realidade significa participar nas decisões políticas da administração da coisa pública. Nós estamos num território urbano, pertencemos à polis e podemos participar da política.
Esse conhecimento concreto que vocês adquirem com um novo olhar sobre a natureza e sobre a realidade, usando as ciências e a matemática é a base da sabedoria.

3.3.2019

Nenhum comentário: