sexta-feira, 21 de setembro de 2018

ESSENCIAL, URGENTE


ESSENCIAL, URGENTE

Nas últimas décadas, candidatos à administração dos serviços que satisfaçam às necessidades da população crescente do Brasil, confundem sistematicamente o que é essencial, necessário, importante e urgente.
O crescimento econômico (PIB, empregos, impostos, megassafras, automóveis, etc) é mencionado por todos os pretendentes como urgente. É essa decisão equivocada que soterra o essencial. O essencial é a sobrevivência da biodiversidade em nosso planeta, da qual fazemos parte. Não é a população de javalis que esgota as riquezas da natureza. É o crescimento demográfico aliado ao aumento das necessidades naturais e artificiais da população humana que esgota o planeta.
Exemplo: a água do Centro-Oeste era suficiente à população ali residente antes de Brasília. Hoje, centenas de cursos de água morreram e não ressuscitam mais, impondo-se o racionamento.
Sem água, nada se sustenta. Sem árvores, as nascentes não se sustentam. Sem nascentes, os rios secam. Sem rios, as represas secam. Sem água limpa, a população adoece. Um novo olhar sobre a natureza poderá salvar nascentes, árvores, bichos e pessoas. Voltar à natureza deve ser um dos efeitos da educação ambiental.
21.9.2108 – dia da árvore, amiga da água.

Nenhum comentário: