domingo, 3 de dezembro de 2017

POR QUE, EM 2018, OS RESERVATÓRIOS NÃO ALCANÇARÃO 50% DE SUA CAPACIDADE



POR QUE, EM 2018, OS RESERVATÓRIOS

NÃO ALCANÇARÃO 50% DE SUA CAPACIDADE

Ofereço alguns pontos inquietantes que poderiam constar das estratégias da administração pública e das mudanças de atitudes e comportamentos da população para enfrentar a transição hídrica reclamada pela escassez de água no Distrito Federal.
SUPERFÍCIE DOS LAGOS DE RESERVA
A extensão do Descoberto é de 17 km2 = 17 milhões m2. Para saber o volume de chuva sobre a área multiplica-se a quantidade de mm marcado nos pluviômetros pelos metros quadrados da área. Características do Descoberto: mananciais desprotegidos, espaços abertos, devastados, sugados pelos produtores, impermeabilizado pela urbanização.
A extensão do Santa Maria é de 6,1 km2 = 6,1 milhões m2. Mesmo procedimento sugerido acima. O reservatório está inserido no Parque Nacional com 42.389 ha e 28 mil ha de área cercada. – Protegido, favorecido pela captação realizada graças à vegetação.
A do Lago Paranoá é de 42 km2 = 42 milhões m2. Mesmo procedimento. Área aberta, desnuda, desprotegida, impermeabilizada pela urbanização. Recebe enxurradas, lama, lixo das vias e dos córregos.
Capacidade dos reservatórios
O reservatório do DESCOBERTO, DF, inaugurado em 1974, foi projetado para armazenar 102 trilhões de litros de água ou bilhões de m3. Chegou a 5% no mês de novembro/2017 (ou 5 trilhões de litros). O SANTA MARIA foi projetado com capacidade de armazenamento de 58 milhões de m3 ou 58 bilhões de litros. Estava, em novembro/2017 com 22% (ou 12 bilhões de litros). O LAGO PARANOÁ, do qual se retiram 2 e meio milhões de litros/dia, se alimenta, em parte, das águas do Santa Maria, de outros tributários agonizantes e das torneiras do brasiliense. Os obstáculos que podem impedir que os reservatórios alcancem sua capacidade, em 2018, se referem a um conjunto de causas simultâneas e não dialogáveis: fenômenos naturais e atos humanos.
I.  Consequência de fenômenos naturais
Alertas constantes, medições matemáticas e estatísticas reafirmam o avanço das mudanças climáticas com características extremas: aquecimento global e regional, secas prolongadas, irregularidade de chuvas, tempestades, inundações, furacões, agravados com terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis. O Brasil está sendo afetado por alguns desses fenômenos estremos. O Nordeste e o Distrito Federal enfrentam escassez de água. A última década nos deu sinais claros de que, por razões climáticas, teríamos dificuldades de acesso à água. Não foram tomadas as precauções a tempo e os efeitos se refletem no racionamento que representa uma restrição ao mal-uso da água.
Circunstâncias geográficas deram ao Planalto Central a função de ser o berço das águas. Pequeninos olhos d’água, ao longo de muitos quilômetros, formam rios ao Sul, ao Norte e ao Nordeste do país. E por ser berço das águas, o Planalto Central é um ambiente geográfico frágil e delicado. A água, criança indefesa desse berço, precisa de cuidados especiais, de atenção, de maternal afeto. O Planalto Central é um bebê no berço das águas e reclama atenção permanente. Quando percebi a degradação do berço das águas do Planalto Central, tornei-me babá do Cerrado
A capacidade de resistência deste berço e deste espaço é limitada. Silêncio, paciência, repouso contrastam com o atropelo e a pressa em ver a criança crescer.
O que está acontecendo no espaço do berço das águas é a invasão, o atropelo, a pressa, o desrespeito à identidade do bioma e seus ecossistemas geradores do DNA geográfico de outras regiões.
II - Causas antropogênicas (geradas pelo homo sapiens)
O consumo de água pela população e todos demais seres vivos do DF é permanente e progressivo, com ou sem chuva. A oferta de água dos mananciais é permanente, mas em volumes descendentes pelas razões que se apontam a seguir.
A primeira causa é o aumento progressivo da população do Distrito Federal e as consequências que dele decorrem. O planejamento da expansão urbana foi atropelado pela ocupação desrespeitosa das áreas de mananciais por parte da administração pública, da ação política eleitoreira, da indústria imobiliária e da própria população premida pelas condições sociais e econômicas. A desigualdade social e econômica gera a desigualdade ambiental e ecológica da população brasiliense.
A deficiência do transporte público induziu o uso do carro individual que, por sua vez, impôs um sistema viário antiecológico e depredador dos ecossistemas. As vias asfaltadas, durante o período chuvoso, funcionam como canais de escoamento da água arrastando terra, lixo, folhas e dejetos contaminantes para os córregos e reservatórios.
A ocupação de áreas de mananciais ou de proteção ambiental permanente é agravada, anualmente por queimadas e desmatamento, e impedem que a infiltração das águas da chuva se faça com eficiência. Obstrução dos fluxos de água, a canalização inadequada e a impermeabilização de áreas de recarga dificultam radicalmente a função precípua da vegetação nativa de captar as águas da chuva nas áreas de mananciais. 
O mal-uso da água pela população se faz na cidade e na agricultura. A água retirada do reservatório e que não retorna à fonte de onde foi extraída é considerada de uso consuntivo ou eliminada. Pode ser reusada, mas não volta à fonte original. Na agricultura, o volume de água de uso consuntivo, isto é, que não volta ao rio ou ao aquífero profundo costuma ser de 50 a 60%. Os processos produtivos devem considerar a reposição da água utilizada mediante técnicas de captação por meio de corredores vegetais e preservação de mananciais. As águas retiradas de poços artesianos não voltam mais às fontes e devem ser consideradas de uso consuntivo – águas eliminadas - e precisam ser rigidamente controladas e fiscalizadas pela administração pública.
Embora viver na cidade seja a tendência universal da espécie humana, a urbanização horizontal e vertical, no DF, é contrária à lógica hídrica desta região. A disponibilidade de água, mesmo durante o período chuvoso, não comporta o atual crescimento da população de 50 a 60 mil habitantes/ano. O aumento da população é acompanhado pela crescente diversidade do uso da água em razão da limpeza urbana, da higiene pessoal, dos hospitais, da alimentação, da indústria e do comércio.
Soluções à vista
A água é uma necessidade de cada dia. Por isso, o cuidado com a água deve ser diário e indefinido no tempo. Integramos a natureza que não tem prazo para acabar e participamos da biodiversidade do bioma no qual ela se manifesta com identidade específica.
É necessário rever a capacidade de suporte do espaço físico em relação ao crescimento da população. Determinar as consequências hídricas para o ecossistema e para a população do DF.
Identificar a área mínima (dois a três hectares) em torno dos mananciais e garantir a formação e consolidação da vegetação nativa capaz de abastecer as nascentes de água.
Adotar nascentes com técnicas de captação de águas da chuva por meio de barragens simples nos canais de esgotamento.
Estabelecer e delimitar zonas ambientais de recarga (ZAL) de aquíferos, como parques, áreas de circulação de animais, refúgio de pássaros ou corredores de segurança florestal.
Disseminar técnicas e práticas do reuso de água para fins de limpeza ou regadio.
Promover e estimular empresas que produzam equipamentos adequados a casas e edifícios para captação de água da chuva, bem como subsídios financeiros para implantação dos artefatos por parte dos interessados.


Nenhum comentário: