quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

FINLÂNDIA, 100 ANOS

(Foto, Eugênio Giovenardi83, Prédio de Escola Pública Primária, Töölö, Helsinque, onde minha mulher, Hilkka Mäki cursou o ensino fundamental)

FINLÂNDIA 100 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

A mão e o idealismo político de Lenin ajudaram a tenacidade dos finlandeses a consagrar sua independência em 1917. Conheço a Finlândia desde maio de 1968 e casei-me com Hilkka Mäki, jornalista finlandesa, em 1969.
Impressionou-me a informação de que a Finlândia, depois de ser dominada pela União Soviética, e resistido durante anos de guerra, havia pago toda sua dívida externa.
Mais me comovem os 150 anos do programa educativo que estabelece educação gratuita para TODOS, com a mesma qualidade e eficiência ministrada por professores com nível de doutorado.
Visitei a Finlândia mais de 30 vezes, em companhia de Hilkka. Minha filha Aino Alexandra, minhas netas Luiza e Laura e eu pudemos constatar o que significa educação. Ao ver o comportamento das pessoas, na rua, no bonde, nos parques, nos teatros percebe-se que a educação não é apenas uma prioridade. Ela transparece como prioridade na construção das escolas e ateliês de primeira grandeza, na rede de bibliotecas públicas e na formação de professores que fazem jus a sua remuneração.

A Finlândia tem 187 mil lagos, coberta de pinheiros e bétulas, rebanhos de renas, ursos e lobos, refúgio de gansos, cisnes e patos, mas isso pouco valeria se a educação fundamental não tivesse inculcado nos finlandeses um entranhado respeito pela natureza.

Nenhum comentário: