segunda-feira, 6 de novembro de 2017

CONFUSÃO ENTRE RETIRAR E CAPTAR


(Foto, Eugênio Giovenardi: Biocomunidade Sítio das Neves)

CONFUSÃO ENTRE RETIRAR ÁGUA DE RESERVATÓRIOS E CAPTAR ÁGUAS DA CHUVA. 

Dizem os administradores que estão captando água do Lago Paranoá, do Bananal e, futuramente, do Corumbá para levá-la em maior volume à população. Retirar é remover, tirar, deslocar alguma coisa de um lugar e levá-la para outro. Captar é colher alguma coisa para guardar e usar oportunamente.
O que se faz atualmente é retirar águas represadas de rios e transferi-las às torneiras dos usuários. Ou seja, mais água na torneira e menos água no reservatório. Retirar não é captar.
Confunde-se a tecnologia, desinforma-se e deseduca-se o cidadão. Captar água da chuva é recolhê-la com técnicas simples, como a reflorestação, para aumentar o estoque de água disponível nas raízes das árvores e nos mananciais que alimentam nascentes e córregos. Ou com técnicas de engenharia para acumulá-la em reservatórios e posterior distribuição à população. Com técnicas adequadas pode-se captar água da chuva em prédios, em cisternas, em espaços de condomínios e telhados de casas.
O uso alternativo da água da chuva reduz fortemente a pressão sobre os aquíferos, nascentes, córregos e rios que alimentam os reservatórios. Um edifício de seis andares com uma superfície de 2.400 m2 pode recolher 240.000 litros com uma precipitação de 100 mm na temporada chuvosa (a média de chuva por temporada é de 1.600 mm), quantidade suficiente de água para o uso alternativo. Alguns prédios, em Brasília, adotaram essa prática com reservatórios de 60.000 litros para limpeza, irrigação e outros usos.
Captação da água da chuva é uma atividade essencial que pode levar anos até os resultados serem considerados satisfatórios. Os administradores da água, com a colaboração de universidades, deveriam patrocinar estudos, promover incentivos financeiros e disseminar práticas adequadas para criar um sistema de captação ampla de águas da chuva em comunidades, no campo e na cidade. A captação inclui a preservação da vegetação nativa de grande extensão em volta das nascentes. A vegetação do Cerrado tem 60 milhões de anos de experiência no ramo da captação, retenção e infiltração da água das chuvas. Há algo errado nos céus da nação brasileira. Temos tecnologia, temos engenheiros, temos dinheiro descendo pelos ralos abertos. Por que não temos uma política pública para captação de águas da chuva?

Chuva é a principal fonte de água para dessedentar seres vivos, reavivar nascentes, formar rios e alimentar reservatórios.

Nenhum comentário: