quinta-feira, 11 de agosto de 2016

CONCESSÕES E TERCEIRIZAÇÕES


Conceder a empresas privadas a administração de bens públicos é entregar a elas dinheiro de impostos e parte do poder de decisão. Nem sempre o poder de decisão é conduzido a atender a globalidade da população a ser beneficiada por serviços terceirizados. As empresas privadas terão as mesmíssimas dificuldades operacionais enfrentadas pelo governo: mão de obra, gestão, planejamento, execução. Como as concessões são pontuais e, nesses pontos se concentram as obras, a gestão e o trabalho, os resultados são normalmente mal avaliados.
No caso da concessão à Triunfo, no trecho Brasília/Goiânia da BR-060, observam-se melhoras em alguns pontos! Recorri à Triunfo (Ouvidoria 0 800), solicitando serviços de limpeza e saneamento da Área de Domínio do Dnit, em frente a meu Sítio das Neves, Km 26, por ser Área de Preservação Permanente – APP. Fi-lo por dois motivos: risco constante de incêndios e concentração de lixo depositado por cidadãos brasilienses. Meus três pedidos telefônicos foram reforçados por mensagem eletrônica. NÃO OBTIVE RESPOSTA!
Com o apoio de especialistas em preservação do Cerrado, iniciamos um projeto de limpeza, saneamento e arborização de 850 metros em frente ao Sítio. Será uma obra demonstrativa, de iniciativa privada, sem recursos do tesouro, para um vasto e desejável programa de arborização e ajardinamento de rodovias com o intuito de evitar inundações de cidades águas abaixo. Agricultores de SC e PR já fazem isso com araucárias que produzem o pinhão.
(Publicado do blog O OBSERVADOR)

Nenhum comentário: