terça-feira, 4 de setembro de 2012

PODA DE ÁRVORES


 

Nunca é demais alertar os que praticam atos de ignorância com relação às árvores. Esta carta foi enviada a um síndico de Bloco, no Plano Piloto de Brasília.

Prezado Senhor,
  
Morador desta Superquadra Sul 406, chocou-me o corte da ramada de 11 belas árvores no estacionamento do bloco D, que aprimoravam a paisagem, sombreavam o chão de cimento e atraíam pássaros.
Como é sabido, uma árvore absorve 2 kg de gás carbônico por hora e produz, ao mesmo tempo, 2 kg de oxigênio. Computando-se 12 horas diárias de luz, essas 11 árvores deixaram de produzir 264 kg de oxigênio por dia. Foram destruídos, portanto, onze laboratórios vegetais cuja função era limpar o ar de poeira tóxica emitida por automóveis desse estacionamento e empreiteiras de construção.
Outra função importante das árvores é guardar nas copas um quarto da água da chuva e garantir ¾ da umidade do ar. Cada árvore contém, permanentemente, dependendo do tamanho, 500 a 3.000 litros de água o que assegura a umidade do ar mesmo em épocas secas. Com a poda dessas 11 árvores, foram abstraídos da atmosfera um mínimo de 5.500 litros de água por dia, igual ao consumo diário de 275 pessoas.
Em benefício da saúde pública, se deveria restringir a poda de árvores ao estritamente necessário e em circunstâncias de risco iminente. Neste caso, em particular, pelo tamanho e formato, essas 11 árvores não pareciam oferecer qualquer perigo aos transeuntes nem aos automóveis.
Com a intenção de colaborar com o embelezamento de nossa Superquadra,
subscrevo-me

Eugênio Giovenardi
61 3443 7363
SQS 406 T 101

Nenhum comentário: