quinta-feira, 29 de agosto de 2024

DESMATAMENTO E QUEIMADAS

 DESMATAMENTO E QUEIMADAS

 Ouço, há décadas, falar em projetos de PREVENÇÃO para deter a fúria do desmatamento e a insânia das queimadas. Propuseram queimadas programadas para impedir grandes incêndios florestais. O desmatamento continua e as queimadas se ampliam.

Temos exemplares leis ambientais! Não temos política ecoambiental! Por quê?  Porque a natureza, também dita meio-ambiente, está dividida politicamente em quatro ministérios independentes:

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

MINISTÉRIO DO INTERIOR

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Um só!  MINISTÉRIO da NATUREZA - Orientaria e ordenaria o uso dos elementos básicos do sistema físico - água, solo, ar, luz (Sol e temperatura) - do qual depende a população rural e urbana, para prover-se de alimentos saudáveis, habitação confortável, proteção da biodiversidade e da interação e interdependência de todos seres vivos humanos e não humanos. A natureza entraria em nossa casa. Um dia, a espécie sapiens imitará o colibri beijando flores e olhará para o alto como as girafas.

 Imagem. Fogo implacável no Cerrado do Distrito Federal que abriga a cidade-parque, capital do Brasil. (Foto Eugênio Giovenardi)


 

Nenhum comentário: