sábado, 2 de novembro de 2013

DITADURAS DEMOCRÁTICAS



Penso que haja distintas ditaduras em andamento que atuam fortemente sobre o pensamento e a emoção das pessoas. Todas ditam e impõem e, com sarcasmo, dizem que há liberdade para dizer e fazer: você faz porque quer.
As mais flagrantes são jornais, rádio, TV, câmaras legislativas, congresso, ministros, secretários, presidentes da República com suas Medidas Provisórias.
Uma das características da democracia é a farsa do processo eleitoral obrigatório que acontece de tempos em tempos, dominado pelas distintas ditaduras, acrescias por modelos pseudocientíficos de pesquisas eleitorais.
No Brasil (Cuba, ex-União Soviética, Chile) houve eleições oficiais durante as respectivas ditaduras. Eleição pode conviver com ditadura, não é?
A maior parte das decisões, em qualquer ramo da atividade econômica ou política é imposta por um grupelho de iluminados. Hoje, uns. Amanhã, outros.
Ao cidadão cabe ouvir, comentar, rir, contestar, manifestar-se. Não decidir. Às vezes, quando dois grupos se enfrentam, capital e trabalho, por exemplo, os mais fracos sempre perdem na certeza de que ganharam. Nesse caso, a ditadura dos donos do capital se impõe. O poder da grande fortuna acumulada pelo trabalho em nada é afetado pela concessão de parte do que foi reclamado.
Ouve-se diariamente que vivemos numa democracia, que há liberdade de imprensa, de ir e vir, de ter propriedade privada sem limites, que há eleições, câmaras legislativas e outras facilidades.
Na verdade vive-se numa ditadura econômica, administrava e política. Como assim? Então, quem decide os preços dos alimentos, dos medicamentos, das consultas médicas, dos seguros, das dezenas de impostos municipais, estaduais e federais, das passagens do transporte privado e público, dos combustíveis e outros itens do dia a dia?
Na verdade, vivemos numa democracia porque podemos ouvir sandices diárias de iluminados, rir, comentar à mesa de bar, indignar-se, manifestar-se em plena rua e eleger ditadores. A democracia só não nos permite decidir.
Somos livres e felizes rodeados de vulgares e pífios ditadores, do síndico do bloco ao presidente da República.
Alguém dirá: se não houvesse democracia você não escreveria isso. É possível que não, mas pensaria. A liberdade não está no regime. Está no cérebro
Felizmente, o cérebro me permite rir de nossa democracia que vive com eterna saudade da ditadura.
É o momento de todos gritarmos em uníssono:

CHEGA DE SAUDADE!

Nenhum comentário: