Brasília Ambiental assina primeiro termo de servidão ambiental no DF
O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer e a superintendente de Licenciamento Ambiental (Sulam), Nathália Almeida, estiveram, na manhã desta sexta-feira (18), no Sítio das Neves, localizado na BR-060, no km 26. Ocasião em que assinaram o primeiro termo de compromisso de servidão ambiental, juntamente com o proprietário Eugênio Giovenardi.
O documento confere a matrícula do imóvel, que conta com 70,6374 hectares, sendo sua principal característica a presença do cerrado, em sua maioria para além do Ribeirão das Lajes que passa pelo sítio. Além da manutenção da integridade da vegetação nativa existente na área, o dono do imóvel se compromete, também, a não alterar a destinação do espaço o que lhe dá característica de perpétua.
Segundo o presidente Rôney Nemer, atitudes como estas fortalecem a luta pela preservação do meio ambiente e merecem ser cada vez mais frequentes e incentivadas. “O cerrado é o berço das águas e é daqui que tiramos a nossa maior fonte de vida. Por isso, quando encontramos parceiros como o senhor Eugênio, fazemos questão de valorizar”.
Para a superintendente, Nathália Almeida, trata-se de um momento muito importante para o nosso bioma. Uma ação pioneira no Distrito Federal, com uma área vasta e rica. “Estamos aqui muito felizes de participar deste momento. Parabéns ao Eugênio pela iniciativa”.
O proprietário do Sítio das Neves – que se autodenomina ecossociólogo – afirma que com a atitude, o Instituto recompensa a capacidade de regeneração que o cerrado tem, qua.ndo se mantém sua preservação. “O importante nesse sítio foi captar a água da chuva para que as árvores pudessem se abastecer com essa água e em seguida devolver para as nascentes”, acrescenta Eugênio. “Vocês não tem noção de como esse simples gesto trouxe alegria e gratidão para a nossa família”, comemora a filha, a nutricionista Aino Giovenardi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário