quinta-feira, 11 de março de 2021

AMIGO SERÁ SEMPRE AMIGO

 

AMIGO SERÁ SEMPRE AMIGO

 

Bogotá, 1990, dirijo um projeto da OIT para cooperativas de pequenos agricultores. Conheço o secretário do Ministério do Trabalho, Pedro Eugenio Lopez Salazar. A amizade começou e se consolidou na comunhão de ideias e ideais para mudar a economia exploradora. Negociamos com os comandantes das FARC (Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia), dos ELENOS (Exército de Libertação Nacional), do EPL (Exército Popular de Libertação) para transitar nas áreas conflagradas e oferecer nosso apoio aos camponeses. Passaram os anos. Eu voltei para o Brasil e Pedro Eugenio tornou-se professor de economia na Universidade de Extremadura, de Badajoz, Espanha. Fui visita-lo várias vezes a caminho de Paris e Helsinque. Ao completar 85 anos, em 2019, fui visitá-lo, iniciando minhas despedidas da Europa. Visitamos juntos as Covas dos Neandertais, em Atapuerca, Burgos, ES. Voltamos às origens ancestrais, 300 mil anos de história humana. Prometi-lhe voltar a vê-lo quando eu completasse 90 anos. Não se pode contar com o futuro. Hoje, 11 de março de 2021, depois de 45 dias lutando contra o vírus/19, Pedro Eugenio se apagou. Amarga notícia me deu Prisca ao telefone. Meus olhos se encheram de lágrimas de amizade. Guardarei sua amizade enquanto eu viver.

Nota: Pedro Eugenio, amigo del alma, não pôde ler meu recente livro CARTAS DA PRISÃO (2020) que lhe chegou quando já estava na UTI.

 

(Foto: Casal Prisca e Pedro Eugenio, 2019)

Nenhum comentário: